sexta-feira, 25 de março de 2016

D.I.Y.: Capa de cadeira


Sabe aquela cadeira velha e feia que você tem que continuar usando, que seus pais se recusam a comprar uma nova porque ainda dá pra usar? E se eu disser que tem como deixar ela bonita de novo e sem gastar muito? Sim, e ainda é possível deixar ela de todas as cores e estampas que você quiser e trocar toda a semana! Deixa eu mostrar pra vocês como!
   Material:
- Cadeira estofada
- Tecido (É necessário o suficiente pra cobrir com folga o assento e o encosto, aconselho uns 3 dedos de sobra)
- Elástico fino
- Agulha
- Linha (De preferência do tom do tecido ou que não seja muito nada a ver com o tom)
- Tesoura
- Alfinetes
- Grampo de cabelo
   
       
       


          Como fazer:
Vamos começar cortando o tecido, você pode fixa-lo utilizando alfinetes nas extremidades, pra facilitar na hora do corte. Lembrando que é necessário deixar de 2 a pelo menos 3 dedos sobrando na medida da cadeira, essa vai ser a folga de ajuste de corte e para a costura do elástico. Faça isso para o assento e para o encosto, depois cheque se ficou tudo certinho, e é importante deixar os cantos boleados.
Se você tiver máquina de costura ou alguém que possa costurar para você as pontas do tecido, maravilhoso! Se não, é possível fazer com a agulha e linha, mas demorará mais. Faça uma costura firme e próxima, se necessário faça 2 vezes, porque ela tem que suportar o elástico passando por dentro sem desmanchar. E muito importante: Não feche completamente, deixe uma brecha de cerca de um dedo entre o início e final da costura.
Quando a costura estiver pronta é a hora de colocar o elástico por dentro com o auxílio do grampo de cabelo, justamente pela brecha de cerca de um dedo que vocês deixaram. Fixe o elástico na ponta do grampo (confira a foto abaixo), coloque pela brecha, com cuidado vá deslizando o grampo por dentro até o outro lado, onde você pode finalizar com um nó e dar um pontinho com a agulha e linha para fechar a brecha.

É necessário prender o elástico no grampo antes de iniciar, ao final deve-se dar um nó firme para que o elástico não solte quando esticado. Essa foi a única imagem que eu achei mais didática pra compartilhar, então ignorem a estampa nada a ver e aleatória no meio do post.







Finalizado o assento e o encosto é só colocar na cadeira e pronto, sua cadeira além de servir sua função básica (assento), agora também é um item de decoração! Lembrando que você pode fazer várias capinhas diferentes e ir trocando quando quiser.

Costura com o elástico
Tecido fofinho escolhido

Confere um antes e depois da minha:

Antes
Depois

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário